A SOBEP convoca enfermeiros pediatras e neonatologistas para agirem a favor da vacinação infantil. #vacinaprotege

Apresentação1

 

A SOBEP convoca enfermeiros pediatras e neonatologistas para agirem a favor da vacinação infantil. #vacinaprotege

 

Diante da recente notícia divulgada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde a respeito da diminuição da cobertura vacinal no Brasil, e do ressurgimento de casos confirmados de sarampo, doença prevenível por imunização e que estava erradicada no país há 25 anos, a Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras – SOBEP reafirma seu compromisso em realizar ações de proteção à saude das crianças e dá início à campanha denominada #vacinaprotege, com o objetivo de envolver o enfermeiro como agente de educação em saúde para informar a população sobre a importância da vacinação.

Considerando que:

 

A SOBEP recomenda aos enfermeiros:

 

A SOBEP convoca todos os enfermeiros para a campanha #vacinaprotege. Vamos disseminar o movimento pela promoção da vacinação infantil em todo o território nacional!

 

Referências

1-      World Health Organization. WHO global health days. Campaign essentials for World Immunization Week 2018. Acesso em: 20 jun 2018. Disponível em: WHOhttp://www.who.int/campaigns/immunization-week/2018/campaign-essentials/en/

2-      Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 176 p.

3-      Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Programa Nacional de Imunizações (PNI): 40 anos / Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 236 p.

4-      Cancian N. Vacinação de crianças no país atinge índice mais baixo em 16 anos. Folha de São Paulo, 19 jun 2018. Acesso em 20 jun 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/06/vacinacao-de-criancas-no-pais-atinge-indice-mais-baixo-em-16-anos.shtml

5-      Abahussina AA, Albarrak AI. Vaccination adherence: Review and proposed model. Journal of Infection and Public Health. 2016; 9:781-89.

6-      Conselho Regional de Enfermagem. Atuação dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem na sala de vacinação. Respaldo do profissional de Enfermagem na atividade de imunização: cumprimento do Calendário Nacional. Parecer COREN-SP 005/2015 – CT Processo nº 1201/2015. Acesso em 21 jun 2018. Disponível em: http://portal.coren-sp.gov.br/sites/default/files/Parecer%20005%20Atividade%20sala%20vacina_0.pdf