Galeira de Presidentes

 

8ª Presidente – Gestão 2015 a 2018: Profa. Dra. Myriam Aparecida Mandetta

myriam_aparecida_mandetta

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de São Paulo.

Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: família, criança, enfermagem, vulnerabilidade da família da criança doente e hospitalizada e Cuidado Centrado na Família.

Líder do Núcleo de Estudos da Criança e Adolescente-NECAd e membro do Grupo de Estudos em Enfermagem da Família da Escola de Enfermagem da USP-GEENF.

Presidente da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras.
 


 

7ª Presidente – Gestão 2012 a 2015: Profa. Dra. Elisa da Conceição Rodrigues

elisa_da_conceicao_rodriguesGraduada em Enfermagem e Habilitada em Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ (1991), Especialista em Enfermagem Materno-infantil pelo Instituto Fernandes Figureira/FIOCRUZ (1992), Especialista em Enfermagem Pediátrica pela EEAN/UFRJ (1996), Mestre em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (2000), Doutora em Ciências pelo Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ (2008 )e Pós-doutora pela Universidade Federal do Ceará, com bolsa de pós-doutorado júnior do CNPq (2015).

Atualmente é professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ atuando no ensino de graduação e pós graduação lato e strictu sensu.

Coordenadora dos Cursos Lato-Sensu da Escola de Enfermagem Anna Nery e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente (NUPESC).

Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP) gestão 2012-2015.

Coordenadora da Comissão Permanente de Educação e Pesquisa da SOBEP (Gestão 2015-2018).

É consultora Ad hoc de periódicos de enfermagem.

Possui experiência assistencial, de ensino e pesquisa nas áreas de saúde do recém-nascido, saúde da criança, enfermagem neonatal e enfermagem pediátrica atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado neonatal voltado para o desenvolvimento, aleitamento materno, método canguru, terapia intensiva neonatal e pediátrica, terapia intravenosa.
 

6ª Presidente – Gestão 2009 a 2012: Profa. Dra. Circéa Amalia Ribeiro

5ª Presidente – Gestão 2006 a 2009: Profa. Dra. Circéa Amalia Ribeiro

circea_amalia_ribeiroGraduada em Enfermagem com Habilitação em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1973), Mestrado em Enfermagem Pediátrica pela Universidade de São Paulo (1986) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1999).

Atualmente é Professor Associado do Departamento de Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, atuando na Disciplina de Puericultura e Pediatria Social.

É pesquisadora líder do Grupo de Estudos do Brinquedo (GEBrinq) e pesquisadora do Grupo de Estudos em Puericultura, ambos cadastrados no CNPq.

Presidente da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP).

Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – níveis Mestrado e Doutorado nas Linhas de Pesquisa: -Cuidado em Enfermagem e Saúde na Dimensão Coletiva e -Fundamentos, Métodos e Processos e Tecnologias em Enfermagem e Saúde, desenvolvendo estudos com ênfase em Pesquisa Qualitativa.

Possui experiência na área da Saúde da Criança e do Adolescente e Família, com ênfase nas seguintes temáticas: Brinquedo e Brinquedo Terapêutico, Hospitalização Infantil, Família, Crescimento e Desenvolvimento, Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente, Consulta de Enfermagem e Puericultura.
 

4ª Presidente – Gestão 2002 a 2006: Profa. Dra. Conceição Vieira da Silva-Ohara

3ª Presidente – Gestão 2000 a 2002: Profa. Dra. Conceição Vieira da Silva-Ohara

2ª Presidente – Gestão 1997 a 2000: Profa. Dra. Conceição Vieira da Silva-Ohara

conceicao_vieira_da_silva-oharaGraduada em Enfermagem (1977) e Habilitação em Enfermagem Obstétrica (1978) pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata, atualmente Universidade Estadual do Pará. É Especialista em Enfermagem Materno Infanto Juvenil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979). Mestre em Enfermagem Pediátrica desde 1985 e Doutora em Enfermagem (1994) pela Universidade Federal de São Paulo.

Professora Titular da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

É Líder do Grupo de Estudos em Puericultura da UNIFESP;

Exerceu cargo de Presidenta da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras – SOBEP – de 11/1997 a 02/2006 e de 03/2006 até junho de 2012 exerceu o cargo de Vice-Presidenta da mesma.

Foi Diretora do Departamento de Enfermagem da Escola Paulista de Medicina, hoje Escola Paulista de Enfermagem, de 2000 a 2006, anteriormente a este período foi vice diretora por três anos.

Foi Diretora de Assuntos Comunitários da Unifesp e Diretora Administrativa da Fundação de Apoio da Unifesp (2009-2012).

Em fevereiro de 2011 atuou como Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP até o dia 16 de dezembro de 2012, quando foi designada para exercer o cargo de Diretora Pró-Tempore do Campus Guarulhos no dia 17/12/2012 (Portaria 2.994 de 14 de dezembro de 2012) até abril de 2013, Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis (PRAE) – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) de abril de 2013 a março de 2016.

Atualmente, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem- seção São Paulo (ABEn/SP).

Com experiência nas áreas temáticas: Puericultura, Adolescente, Educação em Enfermagem e Saúde coletiva.
 

1ª Presidente – Gestão 1996 a 1997: Profa. Dra. Ana Llonch Sabatés

ana_llonch_sabatesGraduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem São José.Mestre em Enfermagem Pediátrica pela Universidade de São Paulo. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo.

Atualmente é professora titular da Universidade Guarulhos. Temáticas de pesquisa: promoção à saúde da criança com ênfase no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento; o brinquedo terapêutico no cuidado à criança e família.

Tradução e adaptação cultural do Denver II com autorização do autor W.K. Frankenburg.