Home Convidados Internacionais
Convidados Internacionais PDF Imprimir E-mail

Clara Akemi Kussano

Clara Akemi Kussano (Bélgica). Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina. Atuação como Enfermeira na área de Saúde Pública e Hospitalar, enfocou a assistência  em Pediatria e Neonatologia. Concomitantemente à prática de Enfermagem, desenvolveu atividade docente ministrando aulas em disciplinas de Pediatria e Neonatologia na Universidade Estadual de Londrina – UEL. No período de 1993 a 1997 concluiu Mestrado na área Materno Infantil, pela Universidade de Chiba no Japão. Sua tese desenvolveu um estudo comparativo sobre o vínculo materno-infantil entre mães de nacionalidade brasileira e japonesa. Atuou como Enfermeira de Pediatria em Hospitais Universitários da Bélgica e Inglaterra. Atualmente trabalha na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Universitário de Leuven na Bélgica. A UTI Neonatal tem atraído atenção  internacional por ser a primeira na Europa com quartos individualizados.


Cristina Garcia Vivar

Cristina García Vivar (Espanha). Profesora titular de la Facultad de Enfermería. Estudió Enfermería en la Universidad de Navarra (2000) y cursó estudios de postgrado, master en Ciencias de la Enfermería (2002) y doctorado en Enfermería (2007) en la Universidad de Edimburgo, Escocia. En la actualidad ES Vicedecana de Investigación de la Facultad de Enfermería. También ha sido nombrada miembro de la junta directiva de la International Family Nursing Association. Imparte docência en el Grado y Postgrado sobre temas de enfermería familiar y comunitaria así como metodología de investigación cualitativa. Su investigación se enmarca en el ámbito de La familia como unidad de cuidado, especialmente en familias que conviven con un proceso crónico como es el cáncer o aquellas que cuidan de un familiar dependiente.


dario_gamarra_duarte

Darío Gamarra Duarte (UTI Neonatal - Hospital Nacional de Itauguá / Hospital Central Instituto de Previsión Social - Paraguai). Licenciado em Enfermagem (2005). Mestre em Gerência e Administração de Sistemas e Serviços de Saúde (2014). Cursando Especialização em Enfermagem em Cuidados Neonatais. Enfermeiro Assistencial em Cuidados Intensivos Neonatais no Hospital Nacional de Itauguá e Hospital Central Instituto de Previsión Social. No VI CBEPN irá participar da atividade Carrossel de experiências 3 (Como eu faço): Técnicas do dia-a-dia (desmame O2, cuidado com ostomias, cuidado com traqueostomia, cuidados com cateteres venosos).


elva_coronel

Elva Coronel (Sanatório Centro Médico Costa / Hospital Nacional de Itauguá / Universidad Nacional de Asunción - Paraguai). Licenciada em Enfermagem (1995). Especialista em Didática Universitária (2008). Especialista em Administração Hospitalar (2011). Mestre em Ciência da Educação (2014). Docente técnico y catedrático em Enfermagem Neonatal e Pediátrica. Enfermeira coordenadora no Sanatório Centro Médico Costa. Enfermeira Assistencial em Cuidados Intensivos Neonatais no Hospital Nacional de Itauguá. No VI CBEPN participará da atividade Carrossel de experiências 4 (Como eu faço): Acesso e cobertura universal, longitudinalidade, continuidade do cuidado da criança e adolescente nas condições crônicas.


gabriela_alegre

Gabriela Alegre (Instituto Dr. Andres Barbero - Universidad Nacional de Asunción / Hospital Nacional de Itauguá / Paraguai). Licenciada em Enfermagem (2000). Especialista em Didática Universitária (2002). Especialista em Administração Hospitalar (2004). Especialista em Saúde Pública (2005). Mestre em Enfermagem com ênfase em Gestão (2014). Diretora de Pós-graduação e Docente de Enfermagem do Instituto Dr. Andres Barbero - Universidad Nacional de Asunción. Enfermeira Chefe do Serviço Hospital Nacional de Itauguá. No VI CBEPN irá participar da atividade Carrossel de experiências 1 (Como eu faço): Cuidados Paliativos em Pediatria.


gloria_montenegro

Gloria Montenegro. Licenciada em Enfermagem pela Universidad Nacional de Santiago del Estero – Argentina. Possui Mestrado em Administração de Serviços de Saúde pela Universidad de Lomas de Zamora (Buenos Aires). Doutorado em Enfermagem, pela Universidad Nacional de Tucumán (Argentina). Integrante do Grupo de Expertos de Enfermería de las Américas de AIEPI/AIDPI (Atención Integrada de Enfermedades Prevalentes de la Infancia) OPS/ OMS. Integrante do Grupo de Expertos de Ensino de Enfermagem em Saúde Mental das Américas da OPS/ OMS. Autora e co-autora de numerosas publicações de livros da OPS/OMS e em Revistas Argentinas e Internacionais de Enfermagem. É Professora Titular da Universidad Nacional de Misiones (UNaM), nas áreas de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica e Enfermagem Infanto-Juvenil, da Escuela de Enfermería. (UNaM – Argentina). Diretora de Projetos de Pesquisa da Universidad Nacional de Misiones- Argentina (UNaM). No VI CBEPN irá participar da atividade Contando História 7 (Conferência): Experiencia en la formación en AIEPI/AIDPI en América Latina e na atividade Carrossel de experiências 4 (Como eu faço): Acesso e cobertura universal, longitudinalidade, continuidade do cuidado da criança e adolescente nas condições crônicas.


João Nunes Rodrigues

João Nunes Rodrigues (Portugal). Médico especialista em Medicina Geral e Familiar (MGF), desde 1996 e desde 2005, Consultor em MGF, exercendo como Assistente Graduado Sénior na Unidade de Saúde Familiar (USF) Serra da Lousã. Além das funções clínicas, desempenha em simultâneo de Coordenador da USF Serra da Lousã, de orientador de formação de médicos do ano comum e de médicos do internato de MGF e monitor da cadeira de Medicina Geral e Familiar, dos 5º e 6º anos médico da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. De 1996 a 2009, exerceu funções clínicas no Centro de Atendimento a Jovens (CAJ) de Coimbra, tendo publicado em 2002 uma brochura sobre os “Jovens e a Sexualidade” (1ª. Edição). A 2ª. Edição, foi publicada em Junho de 2006. De Novembro de 2005 a 30 de Abril de 2007, integrou por nomeação do Ministro da Saúde, a estrutura de Missão para os Cuidados de Saúde Primários (MCSP), estrutura essa responsável por coordenar a nível nacional, a reforma dos Cuidados de Saúde Primários e implementar as Unidades de Saúde Familiar (USF).


julia_maricela_torres_esperon

Julia Maricela Torres Esperón (Cuba). Enfermeira pediatra. Professora Titular da Escola Nacional de Saúde Pública, Havana, Cuba. Doutora em Ciências da Saúde. Coordenadora da Red Nacional de Enfermería em Salud Infantil (RED-ENSI) Cuba. Profesora del Taller de Tesis. Doctorado curricular colaborativo de Enfermería. Enero-marzo/2013. Coordinadora del Taller Teórico- metodológico Construcción de Género en niñas y niños. Enero/2013. Profesora del curso Salud Pública. Grupo de norteamericanos. Programa MEDICC. Enero/2013. Profesora del curso ISSS. Doctorado curricular Ciencias de la Salud. Enero/2013. Coordinadora del Taller nacional de la Red cubana de Enfermería en Salud Infantil contribución a La intersectorialidad. Marzo/2013. Profesora del Curso de Análisis de la situación de salud en la maestría de APS. Junio/2013. Profesora del Taller Diseño de investigación. Doctorado Enfermería. Facultad de Enfermería “Lidia Doce”. Junio/2013. Profesora III Taller de Doctorado Ciencias de la Salud. Convenio Ensap - Udelar. Uruguay. Sept-Oct/2013. Profesora cursos de gestión de enfermería. Unidades de salud Nacional. La Habana. Noviembre/2013. Coordinadora del curso Fundamentos de la salud pública cubana. Especialidad Administración de Salud. Ensap. Enero/2014. Coordinadora y profesora del curso Investigación Cualitativa. Doctorado de Enfermería. Facultad de Enfermería “Lidia Doce”. Julio-Septiembre/2014.


maria_ester_faria

María Ester Faría. Licenciada em Enfermagem. Chefe da Área Crítica do Hospital Provincial de Pediatría "Dr. Fernando Barreyro" por 18 anos. Atualmente é responsável pela Gestão de Pacientes do mesmo hospital. Docente da Escuela de Enfermería de la Universidad Nacional de Misiones (Argentina), na área de Enfermagem Infanto juvenil. Também é escritora. No VI CBEPN participará da atividade Carrossel de experiências 1 (Como eu faço): Cuidados Paliativos em Pediatria.

sergio_saul_sandes

Sergio Saul Sandes. Enfermeiro na área de Neonatologia. Docente da Universidad Nacional de Misiones (Argentina). Instrutor da Sociedad Argentina de Terapia Intensiva. Presidente do Colegio de Profesionales de Enfermería de Misiones. No VI CBEPN irá participar da atividade Carrossel de Experiências 2 (Como eu faço): Cuidados com a pele do Recém-Nascido e Criança.


viviana_de_los_angeles_galarza

Viviana de los Angeles Galarza (Escuela de Enfermería - Universidad Nacional de Misiones - Argentina). Licenciada em Enfermagem (2004). Mestre em Saúde Materno Infantil (2012). Docente da Facultad de Ciencias Exactas, Químicas y Naturales, Escuela de Enfermería, da Universidad Nacional de Misiones. Secretaría de Ciencias y Técnica da Federación Argentina de Enfermería. No VI CBEPN irá participar da atividade Carrossel de Experiências 3 (Como eu faço): Técnicas do dia-a-dia (desmame O2, cuidado com ostomias, cuidado com traqueostomia, cuidados com cateteres venosos).


 

 

Promoção

logo-sobep

Revista SOBEP

icone-revista

Realização

UNIOESTE
 
UEL

Apoio

COREN-PR
 
CAPES
 
apoio_itaipu

Secretaria Executiva

ACONTECE