Home Convidados Nacionais
Convidados Nacionais PDF Imprimir E-mail

adriana_de_azevedo_mafra

Adriana de Azevedo Mafra. Médica pela UFMG. Residência em Clínica Médica. Mestrado em Ciências da Saúde, Infectologia e Medicina Tropical pela UFMG. Tradutora do livro "Sistema Manchester de Classificação de Risco". Consultorias em Urgência e Emergência em Secretarias de Estados e Municípios (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Vila Velha, Juazeiro do Norte, Fortaleza), além do Ministério da Saúde (Política Nacional de Humanização e Diretoria de Articulação de Redes). Atualmente Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Municipal Odilon Behrens (Belo Horizonte – MG). No VI CBEPN irá participar da atividade Trocando Figurinhas 5 (Mesa Redonda): Segurança do Paciente nos diferentes cenários de cuidado - Pronto Atendimento (Sistema Manchester de Classificação de Risco)

adriana_moraes_leite

Adriana Moraes Leite (EERP-USP). Possui graduação em Enfermagem, com Habilitação Em Saúde Pública, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1991), especialização em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (2005). Realizou Pós-Doutorado na University of Alberta, Faculty of Nursing em 2006, na área de enfermagem neonatal, concentrando-se na temática de dor neonatal. Atualmente é Professor Associado do Deparamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem. Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Neonatal, atuando principalmente nos seguintes temas: Cuidado desenvolvimental ao recém-nascido, dor no recém-nascido e aleitamento materno. No VI CBEPN irá ministrar o curso Pré-congresso: Controle da dor como indicador de qualidade da assistência.

altamira_pereira_da_silva_reichertAltamira Pereira da Silva Reichert. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal da Paraíba. Leciona no Curso de Graduação e no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPB. É Vice-Coordenaora do Mestrado Profissional em Saúde da Família, Nucleadora UFPB; Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da UFPB. Líder do Grupo de Estudos em Saúde da Criança e do Adolescente na Atenção Primária-GESCAAP, tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da criança, saúde da família, mães, recém-nascido e Atenção Primária à Saúde. No VI CBEPN irá participar da atividade Trocando Figurinhas 4 (Mesa Redonda): Políticas de Saúde na infância - Rede Cegonha (das ações na 1ª semana de vida à vigilância da criança até 2 anos).


ana_maria_mosca_de_cerqueira

Ana Maria Mósca de Cerqueira (SBP). Dermatologista pediátrica do Hospital Municipal Jesus (Rio de Janeiro). Sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Pediatria. Professora colaboradora de serviço credenciado da Sociedade Brasileira de Dermatologia. No VI CBEPN irá participar da atividade Carrossel de experiências 2 (Como eu faço): Cuidados com a pele do Recém-Nascido e Criança.

ana_tereza_bittencourt_guimaraes

Ana Tereza Bittencourt Guimarães (UNIOESTE). Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Paraná (1998). Mestrado em Ciências, área de concentração em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2000). Doutorado em Ciências, área de concentração em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Tem experiência na área de Bioestatística e Delineamento de Pesquisa, Ecologia Numérica, Histopatologia de Organismos Aquáticos e Ecotoxicologia. Atualmente, é professora adjunta de Bioestatística na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. No VI CBEPN irá ministrar o mini-curso de Pesquisa Quantitativa com Crianças.

angela_midori_matuhara

Ângela Midori Matuhara (HCFMUSP). Supervisora de Seção da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal 2 do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do Curso de Especialização em Cuidados Intensivos e de Emergência ao Recém-nascido, à Criança e ao Adolescente do HCFMUSP. Coordenadora do Aprimoramento de Enfermagem em Neonatologia do HCFMUSP. No VI CBEPN irá ministrar o mini-curso PICC – atualidades e desafios e participará do Carrossel de Experiências 3 (Sessão Como eu faço): Técnicas do dia-a-dia (desmame O2, cuidado com ostomias, cuidado com traqueostomia, cuidados com cateteres venosos).


ariana_rodrigues_silva_carvalho

Ariana Rodrigues Silva Carvalho (UNIOESTE). Graduação em Enfermagem pela Universidade de Pouso Alegre (1998), atual Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental pela EERP/USP (2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem na assistência em cirurgia cardíaca, nas doenças cardiovasculares e seus fatores de risco, além da avaliação da Qualidade de vida relacionada a saúde de indivíduos em condições especiais de saúde e doença. No VI CBEPN irá ministrar o mini-curso de Pesquisa Quantitativa com Crianças.


carmen_gracinda_silvan_scochi2

Carmen Gracinda Silvan Scochi (EERP/USP, CAPES). Graduada em Enfermagem (1975), mestre em Enfermagem Fundamental (1986) e doutor em Enfermagem (1993) pela Universidade de São Paulo. Professora titular da Universidade de São Paulo, pesquisadora 1 B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e consultora ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESP. Atualmente coordenadora da Área Enfermagem na CAPES - 2011/2014. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Neonatal, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem neonatal, pré-termo, dor neonatal, aleitamento materno, humanização da assistência e enfermagem pediátrica. No VI CBEPN irá participar da atividade Trocando Figurinhas 5 (Mesa Redonda): Internacionalização da Enfermagem Neonatal e Pediátrica - Intercâmbio de alunos na Graduação e Pós-Graduação.


claudia_silveira_viera

Cláudia Silveira Viera (UNIOESTE). Graduação em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo (2007). Pós-doutorado na Escola de Enfermagem da Universidade da Pensilvânia - EUA (2013) em seguimento do recém-nascido de risco. Professor Adjunto do curso de Enfermagem e do Mestrado em Biociências e Saúde da UNIOESTE. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, criança, hospitalização, recém-nascido, mãe, família, seguimento, atenção primária em saúde e recém-nascido pré-termo. No VI CBEPN irá ministrar o mini-curso de Pesquisa Quantitativa com Crianças.


climene_laura_de_camargo

Climene Laura de Camargo (UFBA). Pós-Doutorado pela Université Rene Descartes-Sorbonne (2009). Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1996). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Graduação em Enfermagem pela Faculdade Adventista de Enfermagem (1975). Atualmente é Professora Associado nível IV da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, onde atua no Programa de Graduação e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da criança e do adolescente, educação em saúde, violência e saúde da população negra. No VI CBEPN irá participar da atividade Trocando Figurinhas 1 (Mesa Redonda): Promoção da saúde da criança e do adolescente, com o tema Educação em Saúde.


edilaine_giovanini_rossetto

Edilaine Giovanini Rossetto (UEL). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina (1988), Mestrado pela Universidade de São Paulo interinstitucional com a Universidade Estadual de Londrina (2000) e doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo/ Ribeirão Preto (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Neonatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: prematuro, dor, UTI neonatal, avaliação, epidemiologia e aleitamento materno. No VI CBEPN irá ministrar o mini-curso de AIDPI Neonatal.


eliane_tasch_neves

Eliane Tasch Neves (UFSM). Pós-doutoranda em Enfermagem em Saúde Pública na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP (2014-2015). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) com estágio doutoral junto a Culture and Mental Health Research Unit (McGill University - Montreal, Canadá). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, exercendo a docência nos Cursos de Graduação e Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem pediátrica; política e problemática da saúde da criança no contexto social brasileiro; criança com necessidades especiais de saúde; educação em saúde; empoderamento com uma abordagem sociocultural para a promoção de saúde. No VI CBEPN irá ministrar o mini-curso de Pesquisa Qualitativa com Crianças.

 


francis_solange_vieira_tourinho

Francis Solange Vieira Tourinho (UFSC). Enfermeira pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Farmacologia e Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas. Título de Especialista em Enfermagem Pediátrica pela SOBEP (2003). Fellow FAIMER -BR 2011. Estágio de Pós Doutorado em Telemedicina no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina como bolsista de desenvolvimento tecnológico I (DTI - I) . Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/ PEN da Universidade Federal de Santa Catarina. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Cuidando e Confortando C&C/UFSC e do Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança, Tecnologias em Saúde e Enfermagem LABTEC/UFRN. Professora colaboradora do Curso FAIMER-BR. Foi Coordenadora do PET-Saúde, Coordenadora Operacional do Doutorado Inter-Institucional em Enfermagem- DINTER UFSC/UFRN e membro do DRUG-LA (Drug Utilization Research Group - Latin America). No VI CBEPN irá participar da atividade Contando História 9 (Conferência): Automedicação em Crianças: Evidências Científicas e Implicações na Segurança do Paciente.


giovana_calcagno_gomes

Giovana Calcagno Gomes (FURG). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande (1988), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é docente adjunto da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atuando no Programa de Pós-graduação em Enfermagem (Mestrado e Doutorado) e na Residência Multiprofissional Hospitalar. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado de enfermagem, saúde da criança e do adolescente, educação em saúde, metodologia da pesquisa, saúde da família, saúde hospitalar, doenças crônicas na infância, uso de substâncias psicoativas e dependência química na adolescência. Coordena o Serviço de Estomaterapia do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. No VI CBEPN irá participar da atividade Trocando Figurinhas 2 (Mesa Redonda): Internação conjunta pediátrica: mais de 2 décadas do ECA, com o tema - Família como principal cuidador.


ivania_cremonini

Ivania Cremonini (Hospital Pequeno Príncipe – Curitiba). Enfermeira do Hospital Pequeno Príncipe (setor de emergência). Coordenadora da Comissão de Cuidados com a Pele. Coordenadora do Time de Resposta Rápida. Profissional graduado em Enfermagem Licenciatura pela Uniandrade Curitiba, com 10 anos de experiência nas áreas de UTI e Emergência. Desenvolvendo atividades como: atendimento de pacientes graves, atendimentos de emergência, cuidados com pacientes que apresentam lesões de pele moderadas a graves. Realização de Pós em Urgência e Emergência, Saúde da Criança e do Adolescente, Estomaterapia em curso. No VI CBEPN irá participar da atividade Carrossel de Experiências 4 (Como eu faço): Acesso e cobertura universal, longitudinalidade, continuidade do cuidado da criança e adolescente nas condições crônicas.


ivone_evangelista_cabral_

Ivone Evangelista Cabral (Enfermeira). Doutora em Enfermagem. Mestre em Enfermagem. Possui especialização em enfermagem pediátrica, e em estimulação essencial ao desenvolvimento da humano. Habilitada em enfermagem obstétrica. Realizou Estagio Pós-doutoral na Division of Social and Transcultural Psychiatry, Mcgill University, Montreal. Canada, em 2006. É Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP) e Sociedade Honorífica Sigma Theta Tau. Na Associação Brasileira de Enfermagem, foi Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa em Enfermagem (CEPEn), na Seção Rio de Janeiro, 1994-1997 e na ABEn Nacional de 2007-2010. Presidente da ABEn Nacional, 2010-2013. Participa e coordena projetos de pesquisa nacional e internacional na área de saúde da criança. Coordena projeto de Pesquisa e de Extensão. Ministra disciplinas na área de saúde da criança e neonatal. Membro do corpo docente dos Programas de Pós-Gradução Em Enfermagem (EEAN) e da Faculdade de Medicina da UFRJ. Coordena o Programa de Pós-doutorado em Saúde da Criança do Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Criança (EEAN). Pesquisadora Nível 2 do CNPq. No VI CBEPN irá participar da atividade Trocando Figurinhas 4 (Mesa Redonda): Políticas de Saúde na infância - 10 anos da Agenda de Compromissos: como estamos?


lisabelle_mariano_rossato

Lisabelle Mariano Rossato. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Enfermagem Pediátrica pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) em 1997 e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor doutor 2 da Universidade de São Paulo. Atua na Graduação e Pós-Graduação da EEUSP. Tem experiência em pesquisas nas áreas de Enfermagem pediátrica; dor em recém-nascidos e pediatria; cuidados paliativos em neo e pediatria. É lider do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Perdas e Luto (NIPPEL). No VI CBEPN irá ministrar o curso Pré-congresso: Controle da dor como indicador de qualidade da assistência.


luana_cristina_canan

Luana Cristina Canan (SMS – Curitiba) Bacharel em Enfermagem - CBES Curitiba – PR; 2009 – 2010 ABEN Curitiba – PR - Pós-Graduação em Programa de Atualização em Enfermagem Saúde do Adulto; 2013 – 2014 - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa São Paulo – SP - Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Gestão de Emergências em Saúde Pública; 2015 UNICAMP Campinas – SP - Pós-Graduação Gestão em Saúde/Apoio Institucional. 2008 Prefeitura Municipal de Curitiba Curitiba – PR; Enfermeira da Vigilância Epidemiológica DS Portão (2008 – 2009); Enfermeira da UMS Xaxim (2009 – 2011); Coordenadora Local da UPA Boqueirão (2011) ; Colaboradora na elaboração Protocolo de Prevenção de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde; Coordenadora Local da UBS Santa Amélia (2013); Coordenadora Local da UBS Vila Guaira (2014). No VI CBEPN irá participar da atividade Trocando Figurinhas 5 (Mesa Redonda): Segurança do Paciente nos diferentes cenários de cuidado - Atenção Primária à Saúde.


luci_yara_batista_pfeiffer

Luci Yara Batista Pfeiffer (UFPR). Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1975). Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná (2006). Doutorado pela UFPR, defendido em 2011. Pós-graduação em Adolescência pela PUC-PR, 2001. Formação em Psicanálise de Crianças na Associação Psicanalítica – Curitiba. Membro do Departamento Científico de Segurança da Sociedade Paranaense e Brasileira de Pediatria. Coordenadora da Associação DEDICA - Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - PR. Responsável pelo Programa HC DEDICA - programa de atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência grave, do Hospital de Clínicas da UFPR. Coordenadora e apresentadora do Programa Sem Brincadeira da TV da Universidade Federal do Paraná. No VI CBEPN irá ministrar o mini-curso Visão atual da violência na infância e adolescência e participar da atividade Contando história 3 (Conferência): Violência contra a criança e o adolescente: como identificar, como agir.


marcia_maria_benevenuto_de_oliveira

Márcia Maria Benevenuto de Oliveira (UEL). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina (1977), pós-graduação em Especialização em Pediatria e Puericultura pela Universidade Federal de São Paulo (1978) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Londrina e coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Londrina da UEL. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria, aleitamento materno, banco de leite humano. No VI CBEPN irá participar da atividade Trocando Figurinhas 4 (Mesa Redonda): Políticas de Saúde na infância, com o tema - Rede Iberoamericana de bancos de leite humano.


maria_da_graca_corso_da_motta

Maria da Graça Corso da Motta. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), Especialização em Enfermagem na Saúde Materna Infanto Juvenil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976). Professor Titular do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro da Comissão do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015-2017). Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora e Coordenadora do Grupo de Estudos do Cuidado à Saúde nas Etapas da Vida - CEVIDA (Registrado Diretório do CNPq desde 1995. No VI CBEPN irá participar da atividade Contando História 3 (Conferência): Criança e adolescente que vive com HIV: possibilidades e estratégias de cuidado à saúde.


maria_da_graca_mouchrek_jaldin

Maria da Graça Mouchrek Jaldin. Médica Pediatra. Mestre em Saúde Materno Infantil pela Universidade Federal do Maranhão. Professora de Pediatria da Universidade Federal do Maranhão. Pediatra da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão. Consultora Nacional em AIDPI Neonatal- Ministério da Saúde. No VI CBEPN irá ministrar o curso Pré-congresso: AIDPI Neonatal.


maria_vera_lucia_moreira_leitao_cardoso

Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso (UFC). Graduação em Curso de Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1989), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1997), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2001), Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem da Universidade de Victoria/Canadá (2007), bolsista de produtividade 1D do CNPq. Professora Titular da Universidade Federal do Ceará, membro da Nursing Honor Society da Universidade de Victoria/Canadá. Coordena projetos de pesquisa na área da saúde da criança, saúde do binômio mãe-filho, saúde ocular da criança e Tecnologias em saúde. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, enfermagem neonatal, clínica cirúrgica e obstetrícia. No VI CBEPN irá ministrar o mini-curso Atuação do enfermeiro no sono infantil.


mavilde_da_luz_goncalves_pedreira

Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira (UNIFESP). Graduação em Enfermagem pela Escola Paulista de Medicina (1988), Especialização em Pediatria e Puericultura pela Escola Paulista de Medicina (1989), Doutorado (1999) e Livre-Docência (2012) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo, Coordenadora da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da Escola Paulista de Enfermagem e Chefe da Disciplina de Cuidado Clínico, Cirúrgico e Intensivo do Departamento de Enfermagem Pediátrica. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Cuidados Intensivos Pediátricos, tendo realizado estudos nas temáticas: intervenções de enfermagem, cuidados intensivos, terapia intravenosa e medicamentosa, segurança do paciente e infecção relacionada a assistência à saúde. É consultora/ assessora do CNPq, CAPES e FAPESP. No VI CBEPN irá ministrar a atividade Contando História 4 (Conferência): A prática de Enfermagem Pediátrica e Neonatal baseada em evidências.


nelson_arns_neumann

Nelson Arns Neumann (Pastoral da Criança). Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1988), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (1997) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é funcionário da Pastoral da Criança - Organismo de Ação Social da CNBB e Voluntário da Pastoral da Criança Internacional. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção primária a saúde, Criança, Intervenção. No VI CBEPN irá ministrar o mini-curso Os primeiros mil dias da criança: da concepção ao 2º ano de vida e também participará da atividade Contando História 2 (Conferência): Ações de grande impacto e baixo custo para redução da morbimortalidade infantil.


neusa_collet

Neusa Collet (UFPB). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense (1986), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: criança hospitalizada, assistência de enfermagem, enfermagem pediátrica e processo de trabalho. No VI CBEPN participará da atividade Trocando Figurinhas 2 (Mesa Redonda): Internação conjunta pediátrica: mais de 2 décadas do ECA - Internação conjunta: como estamos depois de 25 anos?


patricia_quintans_cundines_pacheco

Patricia Quintans Cundines Pacheco (Hospital Federal dos Servidores do Estado - RJ). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UNIRIO. Pós-graduação em Enfermagem em Oncologia Clínica pelo Instituto Nacional de Câncer, título conferido pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica. Pós Graduação em Enfermagem em Pediatria e Neonatologia. Enfª Gerente do Serviço Oncohematologia Pediátrica do Hospital Federal dos Servidores do Estado. Professora convidada da Educação Continuada do Hospital Federal dos Servidores do Estado. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Oncológica Pediátrica. No VI CBEPN ministrará o mini-curso Cuidados à criança com Câncer e participará da atividade Carrossel de experiências 1 (Como eu faço): Cuidados paliativos em Pediatria.


rosa_lucia_rocha_ribeiro

Rosa Lúcia Rocha Ribeiro (UFMT). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (1986), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2005). Professora doutora da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando no curso de graduação em Enfermagem - área de Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente e na pós-graduação - Mestrado em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia comunitária integrativa, enfermagem pediátrica, criança hospitalizada, direitos da criança e do adolescente, condição crônica na infância, jogos e brinquedos. No VI CBEPN participará da atividade Trocando Figurinhas 2 (Mesa Redonda): Internação conjunta pediátrica: mais de 2 décadas do ECA - Cuidado Centrado na Família.


sarah_nancy_deggau_hegeto_de_souza

Sarah Nancy Deggau Hegeto de Souza (UEL). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina (1985), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP (2010), no Programa de Enfermagem em Saúde Pública. Atualmente é professora- adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Neonatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aleitamento materno, saúde da criança, prematuro, famílias, enfermagem - estudo e ensino e enfermagem - currículos. No VI CBEPN irá ministrar o mini-curso de AIDPI Neonatal.


simone_brandi

Simone Brandi. Tem experiência na área assistencial em terapia intensiva pediátrica, acompanhamento em auditoria para acreditação internacional (Joint Comission International) e análise de eventos adversos ao paciente. No VI CBEPN participará da atividade Trocando Figurinhas 5 (Mesa Redonda): Segurança do Paciente nos diferentes cenários de cuidado- Hospital.


sirlene_de_fatima_pereira

Sirlene de Fátima Pereira (MS). Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Católica de Goiás (1992), especialização em Saúde Coletiva e Educação em Saúde pela Universidade de Brasília (2002), mestre em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Anápolis-UniEvangélica (2009) e aperfeiçoamento em Epidemiologia e Imunizações pela Secretaria de Vigilância em Saúde (2007). Atualmente é técnica do Ministério da Saúde, lotada no Programa Nacional de Imunizações de Secretaria de Vigilância em Saúde. Tem experiência na área de vigilância epidemiológica e imunizações, com ênfase em saúde pública. No VI CBEPN irá participar da atividade Trocando Figurinhas 1 (Mesa Redonda): Promoção da saúde da criança e do adolescente - Imunização: as novas vacinas.


soraya_saide

Soraya Saíde (Doutores da Alegria). Atriz graduada pela Escola de Arte Dramática da USP. Palhaça e formadora. No teatro trabalhou, entre outros, com Gianni Ratto, Celso Frateschi, Cristiane Paoli Quito e Rodolfo Garcia Vasquez da Cia Os Satyros, onde atuou por quatro anos. Foi professora no Teatro Escola Célia Helena. Faz parte dos Doutores da Alegria desde 1993, trabalhando como palhaça em hospitais, eventos e no espetáculo “Midnight Clowns”, fazendo “As coristas”. Integra o Núcleo de Formação e Pesquisa da organização e é coordenadora da Formação. Participou do documentário “Doutores da Alegria, o Filme” de Mara Mourão. Escreveu o roteiro do espetáculo infantil “Vamos Brincar de Médico”, premiado pela APCA (2006) pela transposição de linguagem e pelo Prêmio Femsa. Participou do espetáculo “O Homem que Fala”, produzido pela ONG em 2013. No VI CBEPN participará da intervenção dos Doutores da Alegria na abertura do evento e irá ministrar o curso-pré congresso Vivências com os Doutores da Alegria.


thais_ferrara

Thais Ferrara (Doutores da Alegria). É atriz e palhaça. Graduada pela Escola de Arte Dramática da USP. Atua nos Doutores da Alegria desde 1993 e hoje integra o Núcleo de Formação e Pesquisa, que desenvolve conteúdos para a Escola. Trabalhou no teatro com Celso Frateschi, Cristiane Paoli-Quito, Antônio Araújo, Pedro Paulo Bogossian, André Riot Sarceys, entre outros. Realizou performances em concertos didáticos com a Orquestra Sinfônica Infanto-juvenil da Escola Municipal de Música e também com a Orquestra da Universidade de São Paulo. É instrumentista. Participou do documentário “Doutores da Alegria, O Filme” de Mara Mourão. Atuou nos espetáculos infantis “Vamos Brincar de Médico”, “Senhor Dodói” e na recente montagem “O Homem Que Fala”, produzido pela ONG em 2013. No VI CBEPN participará da intervenção dos Doutores da Alegria na abertura do evento e irá ministrar o curso-pré congresso Vivências com os Doutores da Alegria.


viviane_martins_da_silva

Viviane Martins da Silva (UFC). Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará. Concluiu o doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará em 2007. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Ceará. Atua como Sentinel Reader for Evidence-Based Nursing no projeto McMaster Online Rating of Evidence (MORE) da Universidade de McMaster - Canadá. Tem experiência na área de Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico de enfermagem, referentes clínicos e sistemas de classificação. No VI CBEPN irá ministrar o curso Pré-congresso: SAE no manejo da criança criticamente enferma.


 

 

Promoção

logo-sobep

Revista SOBEP

icone-revista

Realização

UNIOESTE
 
UEL

Apoio

COREN-PR
 
CAPES
 
apoio_itaipu

Secretaria Executiva

ACONTECE