• V Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal
  • V Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal
  • V Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal
  • V Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal
  • V Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal
  • V Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal
Abertas as Inscrições de Propostas para Sediar o VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal - 2017

 

Leia mais...
 
Bem Vindos ao VI CBEPN

A Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP) e os docentes da área de Enfermagem em Neonatologia, Saúde da Criança e Adolescente, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - Cascavel e Foz do Iguaçu)) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), convidam a todos os colegas e estudantes da área de Enfermagem a agendar a data de 13 a 16/10 de 2015 para participar do VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal e Pediátrica, em Foz do Iguaçu, PR.

O evento tem como temática central “Evidências científicas no cuidado do neonato, da criança, do adolescente e da família: a enfermagem rompendo fronteiras”. Pretende-se discutir as práticas da enfermagem baseadas em evidências, a internacionalização da enfermagem neonatal e pediátrica, a abordagem integral do neonato, criança, adolescente e família nos diferentes cenários de cuidado e os desafios da profissionalização da enfermagem nas áreas neonatal e pediátrica.

Com a finalidade de conhecer as evidências científicas para o cuidado ao neonato, criança, adolescente e família nos diversos cenários de prática nacionais e internacionais, refletindo sobre a saúde destes, bem como abordar os aspectos éticos, estéticos e as tecnologias do cuidado, responsabilidade social e as interfaces para a integralidade, espera-se propiciar uma troca de experiências que promova a ampliação do conhecimento científico, tecnológico e humanístico, traduzindo-se em competência profissional, ética e responsabilidade social, favorecendo o desenvolvimento da Enfermagem Neonatal e Pediátrica.

Para tanto, contaremos com a presença de palestrantes reconhecidos nacional e internacionalmente. Além disso, os congressistas poderão desfrutar da beleza exuberante da região das três fronteiras – Brasil, Argentina e Paraguai, na acolhedora cidade de Foz do Iguaçu, que inclui uma das sete maravilhas da modernidade, as Cataratas do Iguaçu, que podem ser visitadas tanto no parque brasileiro quanto argentino.

Diz a lenda que “os índios Caigangues, habitantes das margens do Rio Iguaçu, acreditavam que o mundo era governado por M'Boy, um deus que tinha a forma de serpente e era filho de Tupã. Igobi, o cacique dessa tribo, tinha uma filha chamada Naipi, tão bonita que as águas do rio paravam quando a jovem nelas se mirava. Devido à sua beleza, Naipi era consagrada ao deus M'Boy, passando a viver somente para o seu culto. Havia porém, entre os Caigangues, um jovem guerreiro chamado Tarobá que, ao ver Naipi, por ela se apaixonou. No dia da festa de consagração da bela índia, Tarobá fugiu com a linda Naipi numa canoa rio abaixo, arrastada pela correnteza. Quando M'Boy percebeu a fuga de Naipi e Tarobá, ficou furioso. Penetrou então as entranhas da terra e, retorcendo o seu corpo, produziu uma enorme fenda, onde se formou a gigantesca catarata. Envolvidos pelas águas, a canoa e os fugitivos caíram de grande altura, desaparecendo para sempre. Segundo a lenda, Naipi foi transformada em uma das rochas centrais das cataratas, perpetuamente fustigada pelas águas revoltas e Tarobá foi convertido em uma palmeira situada à beira de um abismo, inclinada sobre a garganta do rio. Debaixo dessa palmeira acha-se a entrada de uma gruta sob a Garganta do Diabo onde o monstro vingativo vigia eternamente as duas vítimas”.

Para conhecer essas histórias e outros atrativos do pitoresco local, escolhemos Foz do Iguaçu como sede da VI CBPEN, cujo local de realização será o Centro de Eventos do Hotel Golden Tulip. Situado na região central da cidade de Foz do Iguaçu, possui características estruturais que facilitam o acesso e participação dos congressistas, próximo a restaurantes, ampla rede hoteleira e facilidade para a realização de passeios para conhecer as belezas do lugar.

Desejamos a todos um excelente congresso!

assinatura_beatriz assinatura_mauren

Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso

Presidente do VI CBEPN

Mauren Teresa Grubisich Mendes Tacla

Vice-Presidente do VI CBEPN

foto_beatriz2 foto_mauren
 

Apoio

 

 

 

Revista SOBEP

icone-revista

Acesse online as revistas da SOBEP