10ª Presidente – Gestão 2022 a 2025

PROFA. DRA. BEATRIZ ROSANA GONÇALVES DE OLIVEIRA TOSO

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG (1990), especialista em Enfermagem do Trabalho pelas Faculdades Integradas São Camilo – FISC (1995), especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (1997), mestre em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1999), doutora em Ciências pelo programa de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – EERP/USP (2011), estágio de pós-doutorado junto a Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ (2014), com pesquisa sobre a atuação do enfermeiro na atenção primária na Inglaterra e em Portugal. Professora Associada do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, na área de Saúde da Criança e do Adolescente e do programa de mestrado e doutorado Biociências e Saúde do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIOESTE.

8ª e 9ª Presidente – Gestão 2015 a 2021

PROFA. DRA. MYRIAM APARECIDA MANDETTA

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de São Paulo.Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: família, criança, enfermagem, vulnerabilidade da família da criança doente e hospitalizada e Cuidado Centrado na Família.Líder do Núcleo de Estudos da Criança e Adolescente-NECAd e membro do Grupo de Estudos em Enfermagem da Família da Escola de Enfermagem da USP-GEENF.

7ª Presidente – Gestão 2012 a 2015

PROFA. DRA. ELISA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES

Graduada em Enfermagem e Habilitada em Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ (1991), Especialista em Enfermagem Materno-infantil pelo Instituto Fernandes Figureira/FIOCRUZ (1992), Especialista em Enfermagem Pediátrica pela EEAN/UFRJ (1996), Mestre em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (2000), Doutora em Ciências pelo Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ (2008 )e Pós-doutora pela Universidade Federal do Ceará, com bolsa de pós-doutorado júnior do CNPq (2015). Atualmente é professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ atuando no ensino de graduação e pós graduação lato e strictu sensu. Coordenadora dos Cursos Lato-Sensu da Escola de Enfermagem Anna Nery e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente (NUPESC). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP) gestão 2012-2015. Coordenadora da Comissão Permanente de Educação e Pesquisa da SOBEP (Gestão 2015-2018). É consultora Ad hoc de periódicos de enfermagem. Possui experiência assistencial, de ensino e pesquisa nas áreas de saúde do recém-nascido, saúde da criança, enfermagem neonatal e enfermagem pediátrica atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado neonatal voltado para o desenvolvimento, aleitamento materno, método canguru, terapia intensiva neonatal e pediátrica, terapia intravenosa.

5ª e 6ª Presidente – Gestão 2006 a 2012

PROFA. DRA. CIRCÉA AMALIA RIBEIRO

Graduada em Enfermagem com Habilitação em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1973), Mestrado em Enfermagem Pediátrica pela Universidade de São Paulo (1986) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1999). É Professora aposentada do Departamento de Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, atuando na Disciplina de Puericultura e Pediatria Social. É pesquisadora líder do Grupo de Estudos do Brinquedo (GEBrinq) e pesquisadora do Grupo de Estudos em Puericultura, ambos cadastrados no CNPq. Presidente da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP). Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – níveis Mestrado e Doutorado nas Linhas de Pesquisa: -Cuidado em Enfermagem e Saúde na Dimensão Coletiva e -Fundamentos, Métodos e Processos e Tecnologias em Enfermagem e Saúde, desenvolvendo estudos com ênfase em Pesquisa Qualitativa.Possui experiência na área da Saúde da Criança e do Adolescente e Família, com ênfase nas seguintes temáticas: Brinquedo e Brinquedo Terapêutico, Hospitalização Infantil, Família, Crescimento e Desenvolvimento, Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente, Consulta de Enfermagem e Puericultura.

2ª, 3ª e 4ª Presidente – Gestão 1997 a 2006

PROFA. DRA. CONCEIÇÃO VIEIRA DA SILVA-OHARA

Graduada em Enfermagem (1977) e Habilitação em Enfermagem Obstétrica (1978) pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata, atualmente Universidade Estadual do Pará. É Especialista em Enfermagem Materno Infanto Juvenil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979). Mestre em Enfermagem Pediátrica desde 1985 e Doutora em Enfermagem (1994) pela Universidade Federal de São Paulo.Professora Titular aposentada da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Foi Líder do Grupo de Estudos em Puericultura da UNIFESP; Exerceu cargo de Presidenta da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras – SOBEP – de 11/1997 a 02/2006 e de 03/2006 até junho de 2012 exerceu o cargo de Vice-Presidenta da mesma. Foi Diretora do Departamento de Enfermagem da Escola Paulista de Medicina, hoje Escola Paulista de Enfermagem, de 2000 a 2006, anteriormente a este período foi vice diretora por três anos.Foi Diretora de Assuntos Comunitários da Unifesp e Diretora Administrativa da Fundação de Apoio da Unifesp (2009-2012). Em fevereiro de 2011 atuou como Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP até o dia 16 de dezembro de 2012, quando foi designada para exercer o cargo de Diretora Pró-Tempore do Campus Guarulhos no dia 17/12/2012 (Portaria 2.994 de 14 de dezembro de 2012) até abril de 2013, Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis (PRAE) – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) de abril de 2013 a março de 2016. Foi presidente da Associação Brasileira de Enfermagem- seção São Paulo (ABEn/SP). Com experiência nas áreas temáticas: Puericultura, Adolescente, Educação em Enfermagem e Saúde coletiva.

1ª Presidente – Gestão 1996 a 1997

PROFA. DRA. ANA LLONCH SABATÉS

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem São José.Mestre em Enfermagem Pediátrica pela Universidade de São Paulo. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professora titular da Universidade Guarulhos. Temáticas de pesquisa: promoção à saúde da criança com ênfase no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento; o brinquedo terapêutico no cuidado à criança e família. Tradução e adaptação cultural do Denver II com autorização do autor W.K. Frankenburg.