Gestão 2022-2025

Presidente

Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso (PR) – [email protected]
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG (1990), especialista em Enfermagem do Trabalho pelas Faculdades Integradas São Camilo – FISC (1995), especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (1997), mestre em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1999), doutora em Ciências pelo programa de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – EERP/USP (2011), estágio de pós-doutorado junto a Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ (2014), com pesquisa sobre a atuação do enfermeiro na atenção primária na Inglaterra e em Portugal. Professora Associada do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, na área de Saúde da Criança e do Adolescente e do programa de mestrado e doutorado Biociências e Saúde do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIOESTE. Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem Materno-Infantil – GPEMI, cadastrado no CNPq. Membro do Council of International Neonatal Nurses (COINN). Membro da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica a Atenção Primária à Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: criança hospitalizada, cuidado de enfermagem, processo de trabalho da enfermagem na atenção a criança, trabalho precoce, atenção primária à saúde da criança, cuidado em saúde, atenção primária a saúde, práticas avançadas de enfermagem. Bolsista produtividade da Fundação Araucária 2014/2016 e 2019/2021. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras – SOBEP na gestão 2015-2018 e na gestão 2019-2022. Coordenadora do PROENF/SCA – Saúde da Criança e do Adolescente. Vice-presidente da Red Latino-Americana de Enfermería Práctica Avanzada (RED EPA LatinA).

Vice-Presidente

Maria Aparecida Munhoz Gaíva (MT) – [email protected]
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (1982), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso e atua como pesquisadora associada no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível doutorado; Coordenadora Geral do Programa de Atualização em Enfermagem saúde a Criança e do Adolescente (PROENF) editora Artme/ABEN; Membro da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente (GESCA) cadastrado no CNPq; membro do conselho editorial das Revistas: Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto), Ciência, Cuidado e Saúde (Maringá), Nursing (São Paulo), Revista da Sociedade Brasileira de enfermeiros pediatras (SOBEP), consultor Ad Hoc das revistas Acta Paulista de Enfermagem(São Paulo), Revista da Escola de Enfermagem da USP(São Paulo), Texto e Contexto Enfermagem, Avances Enfermeria, dentre outras. Tem experiência na área de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, com ênfase nas seguintes temas: assistência ao recém-nascido em UTI Neonatal, prematuridade, aleitamento materno, humanização da assistência de enfermagem; mortalidade neonatal, assistência à criança na Atenção Primária à Saúde.

1ª Secretária

Edmara Bazoni Soares Maia (SP) – [email protected]
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (1993), Especialista em Enfermagem Pediátrica e Neonatal pela UNIFESP – área de concentração Oncologia Pediátrica (2000), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-Doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo. Professora Afiliada do Departamento de Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem, UNIFESP. Pesquisadora do Grupo de Estudos do Brinquedo (GEBrinq) da UNIFESP. Brinquedista pela Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABBri – Registro 02319, Agente do Brincar pela IPA Brasil – Associação Brasileira pelo Direito de Brincar. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Brinquedoteca – ABBri e Membro da Comissão Permanente de Educação e Pesquisa da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (2019-2021). Tem experiência na Área de Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos e brinquedos, brinquedo terapêutico, desenvolvimento infantil, consulta de enfermagem em puericultura.

2ª Secretária

Denise Miyuki Kusahara (SP) – [email protected]
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2001). É Especialista em Enfermagem em Cuidados Intensivos Pediátricos, Mestre e Doutora em Ciências pela UNIFESP. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp e orientadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unifesp. Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa CNPq – SEGTEC ? Segurança, Tecnologia e Cuidado ? Grupo de Estudos e Pesquisas de Enfermagem em Segurança do Paciente, Cuidados Intensivos Pediátricos e Terapia Intravascular e Medicamentosa. O grupo de pesquisa SEGTEC da Unifesp agrega pesquisadores, alunos e equipe técnica de diferentes instituições envolvidos em investigações direcionadas à promoção da segurança na saúde e do paciente que recebe cuidados de enfermagem e saúde, com direcionamento para estudos clínicos, de intervenção, experimentais e de resultados em: enfermagem em cuidados intensivos pediátricos e neonatais; segurança na saúde e segurança do paciente; terapia intravenosa, vascular e medicamentosa em pediatria e outros grupos etários; estudos com famílias de crianças em cuidados intensivos ou especializado, e de práticas e resultados do cuidado de enfermagem pediátrica e neonatal. Tem como campos de pesquisa cenários clínicos e o Laboratório de Experimentos de Enfermagem (LEEnf). Possui diversas instituições parcerias internacionais. Tem como líderes Mavilde Pedreira, Maria Angélica S Peterlini, Denise M Kusahara e Aline Santa Cruz Belela-Anacleto. Tem experiência na área de Enfermagem Pediátrica, com ênfase em Cuidados Intensivos Pediátricos, Infecção Relacionada à Assistência à Saúde,Transplante Pediátrico e Segurança do Paciente.

1ª Tesoureira

Larissa Guanaes dos Santos (SP) – [email protected] Enfermeira Graduada e Mestre pela Escola Paulista de Enfermagem – EPE/UNIFESP. Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP, na modalidade Residência em Área Profissional da Saúde (2016). Membro do Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente – NECAd, vinculado à EPE/UNIFESP. Primeira tesoureira da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP) eleita para a gestão de 2019-2021.

2ª Tesoureira

Daniela Doulavince Amador (SP) – [email protected]
Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Bacharelado, Licenciatura e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Oncologia Pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo – IOP/GRAACC/UNIFESP. Atualmente é Professora Doutora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (FEnf/UNICAMP). Membro do Núcleo de Estudos da Criança e Adolescente-NECAd e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Criança, Adolescente e Família (GECAF). Segunda tesoureira da diretoria eleita para gestão 2019-2021 e 2022-2025 da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, família, educação em saúde, oncologia pediátrica, cuidado centrado no paciente e família.

 

Comissão Permanente de Assistência

Maria Magda Ferreira Gomes Balieiro (SP) – [email protected]
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (1981), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (1992) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Atualmente é professora associada do Departamento de Enfermagem Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo – área Enfermagem neonatológica. É membro do Grupo de Pesquisa Segurança e Tecnologia e Núcleo de Estudos da Criança, Adolescente e Família da UNIFESP. É editor associado da Revista Acta Paulista de Enfermagem, consultor Ad hoc das Revistas Anna Nery, Revista da Escola de Enfermagem da USP e Revista Gaúcha de Enfermagem Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Neonatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: família, enfermagem, UTI neonatal, enfermagem neonatal, cuidado desenvolvimental, experiências de doença e hospitalização, cuidado de enfermagem e estudos de validação.

Comissão Permanente de Titulação

Marialda Moreira Christoffel (RJ) – [email protected]
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1987), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo\UNIFESP (1994) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Pós-doutorado Escola de Enfermagem Ribeirão Preto – EERP-USP. Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para o desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem. É consultora Ad hoc de periódicos de enfermagem. Atualmente, é Professora Associada 4 do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus de Macaé\RJ da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui experiência assistencial, de ensino e pesquisa nas áreas de saúde do recém-nascido, saúde da criança, saúde do escolar, enfermagem neonatal e enfermagem pediátrica com ênfase na tradução do conhecimento no cuidado desenvolvimento do recém-nascido nos seguintes temas: ambiente unidade neonatal, cuidado desenvolvimento, manejo da dor, postura e posicionamento, família, alojamento conjunto, práticas de cuidado, terapia intravenosa promoção e educação em Saúde. Coordena projeto de Extensão e de Pesquisa. Membro da Diretoria Colegiada do Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente (NUPESC\DEMI\EEAN). Membro fundador da Liga Acadêmica de Enfermagem Neonatal e Pediátrica/LANP-Campus Macaé. Coordena Grupo de Pesquisa em Enfermagem do recém-nascido e sua família CNPq. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente/diretório CNPq. Coordenadora REd ENSI Brasil.

Comissão Permanente de Educação e Pesquisa

Elysângela Dittz Duarte (MG) – [email protected]
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), graduação em Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Saúde da Criança e do adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), estudo Pós-doutoral na School of Nursing/UNC-Chapel Hill (2015-2016). Chefe do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da UFMG (2019-2021), Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e professor Associado 3 da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: recém-nascido, unidades de terapia intensiva neonatal, assistência integral à saúde e cuidados de enfermagem. Líder do grupo de estudos RECRIA.

Comissão Permanente de Publicação, Divulgação e Comunicação Social

Luciano Marques do Santos (BA) – [email protected]

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2004). Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (2017-2021). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia na área de concentração Gênero, Cuidado e Administração em Saúde (2010). Especialista em Enfermagem Neonatológica pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (2005), Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006) e Título de Enfermeiro Pediatra pela Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (2009). Atualmente é professor Assistente do curso graduação em Enfermagem e do quadro permanente do Mestrado Profissional de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana. Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Inovação e Segurança no Cuidado em Saúde. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Gestão, Políticas, Tecnologia e Segurança na Saúde (GESTIO). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq – SEGTEC – Segurança, Tecnologia e Cuidado – Grupo de Estudos e Pesquisas de Enfermagem em Segurança do Paciente, Cuidados Intensivos Pediátricos e Terapia Intravascular e Medicamentosa. Tem experiência na assistência, ensino, pesquisa e extensão na área de Enfermagem, com ênfase na promoção do aleitamento materno; recém-nascido, criança, família, doença e hospitalização; terapia intravenosa; segurança na saúde; desenvolvimento e validação de instrumentos de medidas na saúde e materiais educativos.

Conselho Fiscal – Titulares

Maria Cândida de Carvalho Furtado (SP)
Graduada em Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – EERP-USP (1996), mestrado e doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela EERP-USP (2001 e 2007, respectivamente). Pós doutorado na University of Alberta, Faculty of Nursing, em Edmonton, Canadá (2008-2009). É Professor Associado (desde 2014) junto ao Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública (DEMISP) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Enfermagem no Cuidado da Criança e do Adolescente (GPECCA) da EERP-USP. Tutora da Liga de Cuidado da Criança e do Adolescente (LiCuCA) da EERP-USP, de 2011 a 2016. Tem experiência na área de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem neonatal,enfermagem pediátrica, humanização e avaliação em saúde.

Ana Paula Dias França Guareshi (SP)
Graduada em Enfermagem pela USP-SP (1995); especialização em Administração Hospitalar pela UNAERP (1998); especialização e mestrado em Enfermagem Pediátrica pela UNIFESP (2001 e 2003); especialização em Psicopedagogia pelo Centro Universitário São Camilo (2008) e especialista em Educação á Distância pelo SENAC RJ (2009). Doutora em Ciências da Saúde (EEUSP). Professora Adjunta I do Departamento de Enfermagem Neonatal da Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Tem experiência assistencial na área de Enfermagem em UTI adulto, pediátrica e neonatal e na coordenação do curso de graduação e pós-graduação de Enfermagem. As linhas de pesquisa são: Gerenciamento de ações e de serviços de saúde e de enfermagem e O cuidar da criança e adolescente no processo saúde-doença.

Fabiane Blanco Silva Bernadino (MT)
Doutora em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (2010), Mestrado em Enfermagem pela UFMT (2014) e Doutorado em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP/USP (2017). Docente Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem/UFMT (2020-2022). Integra o Grupo de Estudo da Saúde da Criança e do Adolescente – GESCA. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção do desenvolvimento da primeira infância; educação em saúde com profissionais e famílias; assistência integral à criança e ao adolescente, políticas e programas de saúde voltadas ao neonato, criança e adolescente; cuidado infantil no domicílio.