Publicações

material produzido pelo grupo Isupport colaboration com a participação da SOBEP no processo de Adaptação Transcultural: Boas Práticas baseadas em direitos das crianças submetidas a um procedimento de saúde (exame, tratamento, avaliação ou intervenção).

Prezados membros associados SOBEP,Apresentamos a vocês o material produzido pelo grupo Isupport colaboration com a participação da SOBEP no processo de Adaptação Transcultural: Boas Práticas baseadas em direitos das crianças submetidas a um procedimento de saúde (exame, tratamento, avaliação ou intervenção).

O Isupport[1] colaboration é um grupo internacional liderado pela Dra Lucy Bray, professora da área de saúde da criança da Edge University no Reino Unido, integrado por profissionais de saúde assistenciais e docentes, especialistas em direitos da criança, pais e/ou responsáveis pelas crianças e membros da comunidade, com o objetivo de definir e promover a contenção com apoio (supportive holding) como uma abordagem para priorizar os direitos e o bem-estar das crianças e desafiar o uso de contenção restritiva em procedimentos clínicos.

Motivados pela experiência da Dra Lucy Bray em sua prática no cuidado de crianças submetidas a procedimentos rotineiros em serviços de saúde, que nem sempre resultavam em experiências positivas para a criança, o grupo decidiu desenvolver materiais para nortear a abordagem dos profissionais, fundamentada na Convenção sobre os Direitos das Crianças da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nesse sentido, o grupo propôs o documento enfocando a comunicação com a criança, o acesso à informação, a participação em escolhas e tomadas de decisão e o respeito ao tempo da criança.  O material enfatiza a importância de ouvir a voz da criança, evitando a realização de procedimentos com o uso de contenção restritiva, que tanto a traumatiza, assim como a sua família. Preconiza uma mudança de atitude dos profissionais de saúde, com o uso de contenção de apoio (supportive holding), priorizando os direitos e o bem-estar das crianças, assegurando que ela se sinta calma, segura e confortável e ainda, consinta com o procedimento clínico e a técnica de contenção utilizada.

Dessa maneira, a partir do convite da Profa Dra Marla  Andreia Garcia de Ávila (UNESP) que integrava o Isupport colaborattion na Região das Américas, as  Profas Dras Maria Aparecida Gaíva (UFMT) e Myriam Aparecida Mandetta (UNIFESP) se uniram ao grupo como colaboradoras e representantes da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras -SOBEP, junto com os doutorandos em enfermagem Graziela Maria Ferraz de Almeida (UNESP), Janaina Chinaque Francisco (UNESP) e Ronaldo Antonio da Silva (UFMT); e a graduanda em Enfermagem Rayssa Steiner Tordivelli (UNESP), com o objetivo realizar a Adaptação Transcultural dos materiais produzidos, assim como colaborar para seu aperfeiçoamento e implementação.

Nessa oportunidade, o convidamos a acessar os materiais produzidos clicando aqui [https://www.isupportchildrensrights.com/brazil-version], a fim de  realizar uma reflexão e discussão sobre os materiais no seu contexto de trabalho, para repensar, junto com seus pares, sobre a prática clínica com a criança ao realizar procedimentos em saúde, com embasamento científico e respeito aos seus direitos.

Para que você conheça um pouco mais sobre o  Isupport collaboration  assista a entrevista da Dra. Lucy Bray clicando aqui [https://www.youtube.com/watch?v=RTtNlP-2jYU]

Quaisquer dúvidas ou contribuições que você desejar nos remeter poderá ser realizada no pelo email:  [email protected]

Atenciosamente,

Dra Maria Aparecida M Gaiva

Dra Myriam Aparecida Mandetta 

Representantes da SOBEP no grupo Isupport colaboration                                                              


Aponte a câmera do seu celular para acessar o material