Destaque, Notícias

Nota de Falecimento

 

Marianna Augusto

08/02/1921

06/09/2020

 

A SOBEP comunica o falecimento ocorrido no dia 06/09/2020 da Professora Doutora Marianna Augusto, ícone da Enfermagem Pediátrica Brasileira, cuja visão sobre cuidado à criança e família sempre foi a base de suas ações.  Chama atenção seu princípio inovador ao ensinar os enfermeiros a pautarem o Crescimento e Desenvolvimento como eixos norteadores para o cuidado à criança. O que tempos depois viria a constar na Política Pública de Saúde da Criança!

Suas valorosas contribuições são dignas de comemoração e vão ficar para sempre marcadas em sua história de vida. Batalhadora em prol da enfermagem e em especial, da Enfermagem Pediátrica, criou a creche para atender os filhos dos servidores da EPE e EPM, que se transformaria na Escola Paulistinha, onde gerações de crianças da nossa comunidade se desenvolveram num espaço de cuidado, formação para os estudantes de enfermagem e pesquisa. Coordenou a estruturação da Creche do Tribunal de Contas de São Paulo; implantou o Curso de Especialização em Pediatria Social e Puericultura, desde o início com a visão de multidisciplinaridade! Implantou a enfermaria de Pediatria do Hospital São Paulo. Coordenou os primeiros cursos de mestrado e doutorado da Escola Paulista de Enfermagem. Primeira presidente do Centro de Estudos da Escola (CEPES), que abriu as portas para a realização de pesquisas e assistência comunitária com crianças, adolescentes e famílias residentes no Jardim Sabiá.

Em 2008, a SOBEP outorgou-lhe o Título de Sócio Honorário conferido a personalidades de mérito comprovado. Na Cerimônia Oficial em que nos honrou com sua presença, a professora Marianna agradeceu emocionada e nos convocou a lutar pela criança combatendo a Violência Infantil.

Por sua competência, compromisso e protagonismo lhe rendemos nossas mais sinceras homenagens e agradecimentos. Sua obra será sempre um marco e um lema para os Enfermeiros dedicados ao cuidado do Recém-nascido, Criança e Adolescente e de suas famílias.

Descanse em Paz, professora Marianna Augusto, sua missão foi cumprida com louvor!! Orgulhamos de tê-la em nosso rol de homenageadas e a reverenciamos como nossa eterna Mestre.