Destaque, Notícias

Nota de Pesar: EVA NERI RUBIM PEDRO (09/06/1949 – 18/05/2019†)

Enfermeira Pediátrica, Professora, Mãe e Mulher, Eva foi educadora e inspiradora de várias gerações pelas suas características pessoais e profissionais como entrega plena à tudo que fazia, bom humor, empatia, humanidade, cordialidade, jovialidade, competência e compromisso ético-profissional. É difícil sintetizar com adjetivos apropriados que descrevam alguém tão singular para o cuidado humano e a Enfermagem Brasileira.

Sua trajetória na Enfermagem iniciou em 1975 com o ingresso no Curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Rio dos Sinos onde concluiu a graduação em 1978. Fez Mestrado e Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atuou no cuidado ao neonato, criança, adolescente e família no Hospital da Criança Santo Antônio e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, foi docente na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Faculdade Moinhos de Vento (HMV) e em diversas Instituições de Ensino no Rio Grande do Sul. Em 1994, ingressou como professora na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atingindo o nível máximo da carreira como Professora Titular em 2016 e concluindo sua trajetória profissional em dezembro 2018.

Professora Dra Eva sempre enfrentou muitos desafios e logrou êxito por compartilhar de sua dignidade em tudo que se propôs a fazer.

Teve atuação destacada na UFRGS no ensino de graduação e pós-graduação, na pesquisa, na extensão e na gestão, foi Diretora da Escola de Enfermagem por dois mandatos. Foi orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS, colaborando na formação de recursos humanos que atuam hoje em diferentes Instituições de Ensino Superior do país na área da Enfermagem Pediátrica. Teve destacada produção de conhecimento na área da saúde da criança, adolescente e família, sendo autora de livros, artigos científicos e tecnologias para o cuidado de enfermagem pediátrica. Foi líder e criadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem, Educação e Tecnologias (GEPEETec).

Contribuiu com maestria para a área da saúde e enfermagem, em especial, à enfermagem pediátrica, por ter atuado em inúmeros desafios para fomentar o cuidado humanizado, a segurança do paciente, o exercício da empatia na relação profissional-paciente-família e a liderança ética e comprometida com os colegas, pacientes, amigos e admiradores. Sentiremos todos muita falta de sua presença carinhosa e acolhedora ao nosso lado.

Deixa companheiro, enteado, mãe, tia, três filhas e um neto. Além de amigos, colegas, alunos, ex-alunos que se inspiravam na Diva da Escola de Enfermagem Evinha, sentiremos saudades, mas você sempre estará nos nossos corações.

Texto produzido por colegas e amigos da Escola de Enfermagem – UFRGS

19/05/2019